“Higesipo Brito” por Higesipo Brito (Anexo Cap. XI)
Higesipo Brito – Década de 1950
A HISTÓRIA DE UM MENINO, DE UM RAPAZ, DE UM HOMEM
HIGESIPO BRITO
Lista de Visitas Recebidas por Higesipo na Sala Livre da
Cadeia Pública de Nova Lima, entre 10 de abril e 31 julho de 1995
NOTAS DA EDITORA
1 – As listas acima correspondem às fls. 201, 202, 203, 204, 205, 206 e 207 do Processo 254 – A, de 23 de março de 1965 (onde figuram, simultaneamente, como vítimas e réus Higesipo Augusto de Brito e seu agressor conhecido por Modesto Baía), a ele juntadas pelo advogado de defesa Odilon Ferreira da Silva, para contestar o advogado de defesa do agressor Acácio Paulino de Paiva que, visando desqualificar a pessoa de Higesipo, utilizou-se da falsa acusação de ser o mesmo malvisto pela população rioacimense, sendo “[…] tido e reconhecido, em Rio Acima, como homem atribiliario, “creador de casos”, irrassível e provocador, pelo que dispõe de poucos amigos e muitos inimigos […] (Processo 254 – A, de 23 de março de 1965, fls. 67).As 165 visitas recebidas por Higesipo na prisão, onde só se recebe apoio de amigos verdadeiros, desmentiram o dito por seu agressor, suas falsas testemunhas e seu advogado.
2 – Tais listas constituem um documento histórico relativo à população de Rio Acima e a familiares de Higesipo Brito, haja vista muitas dessas pessoas terem falecido, algumas mais jovens como a Jupira da Silva, Anisio Silvio dos Rêis e Edilson Alves de Brito, e outras com mais idade como o Belmiro Pinto Coelho, Nery Alves de Gouvêa, José Gonçalves dos Santos Júnior, Antônio Saturnino de Brito, Amantino Arcanjo de Brito, José Geraldo de Brito, Maria da Conceição Brito (Mariquinha), Francisco Didácio de Brito, José Alves de Brito, João Alves de Brito, Paulo Alves de Brito, Amilcar Alves de Brito, Efigênia Gouvêa de Brito, Atalgino Augusto da Silva, Jandira Augusta da Silva (Dona Jandira), Aurélio Duarte, Benedito Gomes da Silva, Antônio Agostinho da Silva, Maria Geralda de Medeiros (Dona Lica), Malvina Clemente da Silva (Dona Vivina), Antônio Cirilo da Silva, Alaíde Maria de Castro, Jovino Paulino, Waldemar Ernesto Protzner, Constantino Eliziário Magalhães, Raimundo Marçal, Augusto Fernandes Corrêa, Hélio de Oliveira Dias, Paulo Teixeira, Faustino Bonifácio, Geraldo Gouvêa, Ita Gouvêa, Ilda Gonçalves de Oliveira, Sebastião Felipe e Murilo Giannetti.
3 – Agradeço pela contribuição com este meu trabalho editorial: (i) pela cessão de documentos – Alexia Freitas Dias, funcionária do Centro de Memória de Nova Lima e Maria José Freitas, sobrinha de Higesipo; (ii) pela cessão de informações – José Egídio de Oliveira, correligionário político e amigo de Higesipo; – Bernadete Maria de Araújo, amiga da família; José Guedes, ex-aluno desta editora; Maria Margarida de Brito, irmã de Higesipo; Cícero Roberto de Brito, irmão de Higesipo; Maria José Freitas, sobrinha de Higesipo; e os filhos Stela Íris de Brito, Humberto Augusto de Brito e Clara Inês de Assis Brito; (iii) pela cessão de fotografias – Antônio Nahas, amigo da família; Cícero Roberto de Brito, irmão de Higesipo, Maria Emília de Brito Ferreira, sobrinha de Higesipo; e Stela Íris de Brito, Ângela de Fátima Brito, Clara Inês de Assis Brito e Francisco de Assis Augusto de Brito; e Cristiano Henrique Gonçalves de Brito, neto de Higesipo; (iv) pela cessão de áudios e vídeos – Eugênio Augusto de Brito, filho de Higesipo; (v) pela edição de fotos, áudios e vídeos – Leopoldo Augusto de Brito Pereira de Rezende e Arthur Augusto de Brito Pereira de Rezende, netos de Higesipo.
LEILA BRITO
26 OUT 2013
A narrativa do autor prossegue em próxima postagem.
Referência: BRITO, Higesipo Augusto de. As memórias de um menino, de um rapaz, de um homem [Rio Acima, set. 1995.17 f. Mimeografado]. Chá.com Letras, ago./set./out., 2013. Disponível em: <www.chacomletras.com.br>.
Autoria Anexo Capítulo XI
Leila Brito
Revisão, pesquisa de imagens e edição:
Leila Brito
Ilustração:
Foto 1 – Higesipo Brito – Data presumida: década de 1950 – Autor desconhecido. Acervo da Família Higesipo e Maria Brito.
Últimos Comentários