Bem-vindo ao Chá.com Letras
BEM-VINDO AO CHÁ.COM LETRAS
LEILA BRITO
A Literatura é a manifestação artística que tem a palavra como matéria-prima. Como a palavra é dotada do poder de romper os limites de sua significação objetiva (abri a porta do quarto), para alcançar a liberdade de uma significação subjetiva (abri a “porta” do “coração”), ela é capaz de possibilitar codificações infinitas que retratem, de maneira criativa, a percepção da realidade que nos cerca. Assim, a criação do “código literário” (metafórico) implica na identificação, pelo escritor (ou poeta), do sentido subjetivo de cada palavra escolhida para estruturar suas idéias por meio de signos e ritmos intransferíveis.
Dotado de uma percepção aguda, o escritor (ou poeta) capta a realidade através de seus sentidos e sentimentos e, a partir dessa conexão sensível, explora as possibilidades linguísticas em seus aspectos morfológico, sintático, fonético e semântico, com o propósito consciente de transportar tal realidade para o plano imaginário (delirante) – um processo criativo, porém, de composição (elaboração) essencialmente técnica, pois pautado em experimentos com o sentido subjetivo da palavra, visando a criação metafórica. Trata-se, pois, de um laboratório de palavras. Portanto, embora inspirada em elementos reais e composta pelo uso da técnica de codificação, a obra do escritor ou poeta é fruto da sua imaginação.
Independente do gênero: poesia (verso ou prosa), conto, crônica ou romance, toda obra literária é sempre uma codificação da realidade a ser decodificada pelo leitor, segundo seus sentidos, sentimentos e visão de mundo. Assim, tanto quanto a codificação, a decodificação é um processo pessoal e intransferível e, consequentemente, motivador de infinitas interpretações de um mesmo verso ou de uma mesma prosa. Por isso, a cada decodificação, a obra literária é recriada pelo leitor. Obra escrita que não permite o processo de decodificação não é, portanto, obra literária e, por extensão, não é obra de arte. Concluiu-se, pois, que o grande mérito da Arte está em permitir a quem lê (Literatura), ouve (Música), vê (Artes Plásticas) e assiste (Teatro e Dança), uma conexão de seu mundo interior com o mundo exterior.
E é isto que a obra literária proporciona no plano da imaginação, advindo desse processo o reconhecimento da Literatura como “arte-maior”, primordial ao desenvolvimento intelectual do homem. Interagindo intrinsecamente com a Literatura, pois presente na criação literária em sonoridade, silêncio e ritmo, a MÚSICA, em grego μουσική τέχνη, o mesmo que “arte das musas”, é considerada a “arte-sublime”, tanto pelo êxtase que proporciona quanto pela significação cultural, motivo pelo qual a história da Música se confunde com a história da Humanidade. A combinação “letra e música” nos permite sentir a magnitude simbólico-cultural dessas duas formas de expressão artística mais exploradas em todo o mundo.
Marcada por forte interação com a Literatura tanto no plano filológico como metafórico (destaque para Nietszche – filósofo, filólogo e literato), a Filosofia (do grego Φιλοσοφία: philos = que ama + sophia = sabedoria), conjunto de toda ciência, conhecimento ou saber racional, é denominada “ciência-mãe”, por ter gerado e gestado as demais ciências humanas, exatas e biológicas. Por permitir o estudo crítico-reflexivo-especulativo, portanto racional, dos princípios que fundamentam o comportamento do homem no mundo, o conhecimento filosófico é imprescindível ao desenvolvimento do senso crítico que permite o aprofundamento da visão objetiva, por sua vez, uma consequência natural da expansão da intelectualidade.
Ao inaugurar este espaço dedicado à Literatura, Filosofia e Arte, submeto-me, com este texto de boas vindas, ao meu desejo imediato de repartir com você, meu caro leitor, um pouco dos meus (e de outros autores) conhecimentos e criações na arte-maior, na ciência-mãe e nas artes da música, pintura, escultura, fotografia, teatro, cinema e dança, de forma a motivá-lo à leitura de poemas, contos, crônicas, ensaios e artigos, ao estudo da composição e revisão de textos, e ao prazer de ver vídeos e fotos publicados neste espaço literário-Artístico-filosófico.
LEILA BRITO
Belo Horizonte, 2 OUT 2009
Referência: BRITO, Leila. Bem-vindo ao Chá.com Letras. Chá.com Letras, Belo Horizonte, 2 ago. 2009. Disponível em: <www.chacomletras.com.br>. Acesso em: dia mês ano (ex.: 2 out. 2009)
Show de bola amiga! Realmente super interessante. Parabéns pela iniciativa! Bjs.
Realmente, Leila, Literatura, Música e Filosofia (ou em qualquer outra ordem sequencial) casam eternamente como complementos indispensáveis para o refinamente do espírito humano, tal como o seu. Parabéns pela iniciativa. Mais um espaço REALMENTE cultural aqui na internet.
Amada amiga e companheira de luta, Leila
Estou honradíssima pelo convite, pra visitar este belíssimo blog.
Com certeza, trará muitas coisas novas à minha vida.
Está em meus favoritos.
Com carinho e beijinhos
Vivi
Saber com o pensamento é uma coisa, saber com o coração é outra
Você Leila puramente “o saber” e é um ser singular…
Parabéns por apresentar um espaço repleto de sabedoria e interior.
Diva Franco
Prezada Leila
Obrigado pelo presente.
Serei um interagente assíduo do seu bom gosto e borrifos de conhecimento e vivência profissional.
Parabéns pela amônia do espaço.
Talvez um dia, arrumes um “lugarzin” para uma música instrumental, do seu gosto, uai.
Um abraço
Volnei
Parabéns, Leila, por este blog. Bem feito, bonito, denso de conteúdo e útil a todos os que se interessam pela arte – essa dimensão da consciência social, onírica, lúdica, lúcida. Parabéns ainda.
Pedro Braga
Oi Leiloca, ainda não tinha acessado o seu Blog, por isto não havia comentado nada. Valeu mana, ficou muito bacana! Mais uma vez, você arrasou!!!!!!!!!
Seu texto está rico e não posso deixar de comentar sua foto: linda!
Parabéns
Riva
Oi Leila!
Obrigado pelo convite!
Parabéns por este “Chá.com Letras”. É sempre bem-vindo um espaço em que se fala de sentimentos. A propósito, “Literatura é sentimento disfarçado de palavra”.
Um abraço!
Leila Brito, estou emocionada lendo seu lindo espaço virtual, aonde o coração entendido buscará o conhecimento.
O bom siso te guardará e a inteligência te
conservará.
Suas palavras são retas para aqueles que as entendem bem, e justas para os que acham o conhecimento.
Eu procuro a verdade com prudência, e acho o conhecimento dos conselhos pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo, andando pelo caminho do entendimento.
O seu espaço virtual será edificado, porque você é uma mulher sábia, e derrama o conhecimento.
O contato com você por poucas vezes, me parece uma eternidade.
Derramastes sobre mim as vantagens da moderação, o alerta, o ensinamento; de mulher sábia , firme que também ama.
Deixaste minha luta menos solitária.
Deixo minhas saudações, felicidades, e forte abraço.
Marilda Oliveira
Querida mana Leila.
Me senti em casa aqui no seu lindo blog. Já estou na terceira aula do curso… não me contive.
Muito criativo, inteligente,interessante e acima de tudo, belo.
Parabéns!! Cumprimentos ao Leo pelo excelente trabalho.
Estarei sempre aqui. Mais tarde vou dar uma revisada nas primeiras aulas que atropelei pela ansiedade…rs
Beijos!
Clarinha
Leila,
Parabéns pelo seu novo endereço e pelo Dia do Professor.
Eu também sou professor licenciado pela USP (em 1987), mas em Educação Física. Entretanto, mudei de profissão para a área jurídica em 1993 e desde 1995 somente tenho me dedico ao Direito do Trabalho, defendendo os direitos dos trabalhadores.
No momento estou um pouco sem tempo para explorar seu site inteiro, mas farei isto em breve.
Um lembrete: você ainda não me enviou o link declamando o poema do Vinícius de Morais.
Um abraço.
Querida irmã,amiga, companheira …
Gostaria tanto de ser a primeira a dar boas vindas ao seu blog…
E que trabalho, mana! Dispensa comentários, quando se trata de você e este seu (nosso) Leozinho que é a sua versão atualizada: inteligência virtual, divinal, pra lá de atual!
As nossas vidas, nossas história se misturam e se contam em versos, em canções, em emoções, em dar as mãos …
Ai, que bom que somos assim atentas, atrevidas, altivas, alegóricas, amigas … (para sempre!!!)
P A R A B É N S !!!
Ânnnnnnnnnnnnnngela
Sucesso absoluto….
Parabéns sempre !!!
Querida amiga,
Estou passeando aqui, deliciada, por seu blog.
Percebo nele o seu retrato fiel.
O extremo bom gosto em cada detalhe, a sensibilidade e a profundidade dos textos, o cuidado e o respeito ao leitor.
Tudo isso é você, Leila! Eu certamento vou recomendá-lo aos meus amigos, e já está entre os Meus Favoritos.
Um beijo carinhoso da amiga e admiradora entusiasmada de sua obra,
Shirley
CONGRATULATIONS, Leila..
Voce e mesmo digna, de todo merecimento,suas palavras tocam profundamente,tem um dom maravilhoso para a escrita, ja era de se esperar, por este show de site,que vc, planejou com carinho. Do fundo do coracao, desejo-lhe o apice do sucesso em tudo na sua vida. Um beijo grande, de quem aprendeu a ama-la e admira-la mesmo a distancia..
Rosana Brito
SP-
Cara amiga Leila, é sempre ótimo saber de voce!… Obrigado pelo convite para visitar teu site, que por sinal, está exelente, tanto nos arranjos, como nas primeiras postagens!… Desejo a voce, cada vez mais sucesso e interatividade com teu público e visitantes vindouros!… Só não vá esquecer de nós, lá no Luis Nassif!… Forte abraço e bola para a frente, pois é com pessoas, assim como voce, que iremos mudar o rumo de nosso país, sempre para melhor!… Afinal, cultura é tudo de bom!… Abração do amigo Jorge.
Meus queridos…
Que maravilhoso receber todo este apoio e, em especial, comprovar que ele vem de várias regiões desse nosso maravilhoso Brasil e, até, do exterior.
Lembrando o grande poeta Gil, aqui vai meu agradecimento:
Alô, alô amiga Cleo Oliveira, de Valadares-MG e residente nos EUA, aquele abraço!
Alô, alô poeta carioca João de Abreu Borges, aquele abraço! O Rio de Janeiro continua lindo?
Alô, alô cariocas Beth Jurelevicius, Solange Cunha e Valter Estelita, aquele abraço!
Alô, alô Vivi do PSOL, Diva Franco, Marilda Oliveira e Débora Morais, de São Paulo, aquele abraço!
Alô, alô amigo Volnei Souza, de Divisa de Minas e residente em Barra Velha-SC, aquele abraço!
Alô, alô, escritor Pedro Braga, de Brasília, aquele abraço!
Alô, alô, Rivaldo e Petrônio Carvalho, de Salvador, aquele abraço!
Alô, alô Jorge Schlee, de Pelotas-RS, aquele abraço!
Alô, alô Shirley Machado , de São José dos Campos-SP, aquele abraço!
Alô, alô Tato de Macedo e André Luiz, de São Paulo, aquele abraço!
Alô, alô queridas irmãs Riva Brito e Ângela Brito, de Rio Acima-MG, aquele abraço!
Alô, alô querida mana Clarinha Brito, de Rio Acima-MG e residente em Paranaguá-PR, aquele abraço!
Alô, alô Rosana Brito, paulista residente em Milão, aquele abraço!
Alô, alô Ivo Reis, de Campo Grande-MS, aquele abraço!
Alô Sandra Bossio e Ricardo Faria, amigos de Belo Horizonte, aquele abraço!
Alô, alô Joseph Hanna, da Palestina e residente em Curitiba-PR, aquele abraço!
Alô, alô, grande Azenha, do blog VIOMUNDO, aquele abraço!
De fato… “Yo tengo tantos hermanos, que no los puedo contar”.
besos,
Leila
Leila, outro dia aqui em Salvador, onde moro, participei de um debate, junto com outros escritores, e eu falei sobre a necessidade de cursos para escritores iniciantes, algo simples, mas que desse uma ideia de como eles poderiam se aventurar na poesia, no conto, no romance. Pois acreditem, quase me bateram. Agora estava lendo seus textos e ideias, são exatas, precisas, pertinentes. Oxente, só vou andar por aqui, uai!!!
Achel…
É uma alegria imensa ter em você um porta-voz do meu desejo e de espargir meu trabalho literário educacional que, finalmente, coloco à disposição do Brasil, dos brasileiros, especialmente, dos professores, daqueles que têm condições reais de atuar como repassadores deste conhecimento, no qual me especializei como professora e como escritora e poeta.
Você é mais do que bem-vindo. Você é alegremente festejado como companheiro de luta em prol da melhoria da educação do nosso sofrido povo brasileiro.
Abraço amigo,
Leila
Aceitei o convite e passei por aqui.
Muito bom!
Passe no meu blog e espie.
Muito prazer,
Moacir
Querida irmã,
Custei a ter tempo de passear um pouquinho pelo seu novo sítio. Está tudo muito bonito e bom, principalmente o que mais pesa, que é o conteúdo de tudo. Um lugar fácil de chegar, o caminho é bonito, seguro e fácil para se caminhar. A chegada é florida e bem cuidada. Árvores belas e de bons frutos se espalham por toda a propriedade. Uma casa aconchegante, espaçosa, confortável e segura acolhe os visitantes que não resistem a uma aproximação mais íntima. As refeições são ricas e deliciosas e, o principal, a anfitriã é receptiva, amável, sensível, competente e perseguidora incansável da sabedoria. Assim eu estou enxergando o seu site, que eu prefiro chamar e tratar como seu sítio.
O seu texto de estréia está fantástico!
Para reforçar o pensamento acerca da certeza absoluta dos tolos e a dúvida angustiante dos sábios, gostaria de acrescentar uma frase do grande filósofo “Eugenne Breattle”(conhece?):
“Eu não tenho certeza, mas se eu não me engano, eu acho que eu estou em dúvida!”(só pra alegrar um pouco clima).
Beijos orgulhosos do seu irmão aprendiz,
Eugênio Britto
Mano Genim…
I num ié qui mi apaxonei pur çeu comentar, homi? Maizi cá istô a batê com us miôi tudi na paredi, poisi cômu ié qui inté ôje ieu nunka orvi falá di ese tar de Eugenne Breattle? I qui sabidoria él ten, sô. Tô anecesitanu urjenti di aporfundá us meu istudo di filo zofia, cê nun axa? rsrs
beijos com amor,
Leila
Olá, muito bom seu espaço cultural, poetico e artistico, saude e paz, sorte sempre, música no ar um forte abraço.
Que blog mais lindo! amei.
Leila obrigada pelo carinho, e parabéns pelo talento que imprimes tão bem em todos os teus trabalhos.
+++++++++++sucessso.
um grande abraço
Leila,somente estou visitando o seu Blog.
Fiz uma visita rápida ,mas voltarei para ler tudo que escreveu.
Parabéns!
Muito bom!
E vc é grande artista.
Obrigada pelo convite!
Mia