MINI-CURSO DE TÉCNICA DE LITERATURA
NOTA: Não é permitida a publicação integral do conteúdo metodológico-textual deste mini-curso por outros professores de Língua Portuguesa ou Literatura, em edição escrita ou eletrônica, sem a devida autorização escrita desta autora. Está liberada, apenas, a utilização, em sala de aula, por professores de Língua Portuguesa e Literatura, dos artigos e textos literários que o compõem, desde que referenciados dentro das Normas Técnicas da ABNT, conforme as referências cuidadosamente elaboradas e inseridas no seu conteúdo textual, com o objetivo de proteger direitos autorais de sua autora e dos autores citados.
Referência de autoria do curso:
BRITO, Leila. Mini-curso de técnica de literatura. Chá.com Letras. Belo Horizonte, 8 out. 2009. Disponível em: <www.chacomletras.com.br>. Acesso em: dia mês ano (ex.: 8 de out. 2009).
INTRODUÇÃO
Com esta iniciativa, tenho o objetivo de oferecer gratuitamente, ao meu leitor-poeta amador, um conhecimento básico da técnica de criação da arte literária. Direcionando o curso à “poesia”, o mais complexo gênero textual da Literatura, mas equivocadamente considerado pelos leigos como o mais fácil, pretendo ensinar a “técnica de codificação literária” (código ancorado em linguagem SUBJETIVA), de forma que, ao final do curso, o aprendiz possa distinguir entre O QUE É ARTE POÉTICO-LITERÁRIA (poesia, de fato) DO QUE NÃO É, ou seja, do que não passa de catarse emocional expressada em linguagem objetiva e estruturada em versos.
Meu objetivo é espagir um conhecimento restrito aos estudantes dos cursos de graduação em Letras, dando uma chance ao poeta amador de desenvolver concretamente seu talento, para depois disso, simplesmente, entregar-se ao ato da criação, como descrito pelo poeta alemão Rainer Maria Rilke:
Tudo está em levar a termo e, depois, dar à luz. Deixar amadurecer inteiramente, no âmago de si, nas trevas do indizível e do inconsciente, do inacessível a seu próprio intelecto, cada impressão e cada germe de sentimento, e guardar com profunda humildade e paciência a hora do parto de uma nova claridade: só isto é viver artisticamente na compreensão e na criação (RAINER MARIA RILKE}.
Sugiro que as cinco aulas sejam feitas com um intervalo mínimo de três dias entre uma e outra, e com várias leituras, análises e reflexões dos textos que as compõem.
Desejo-lhe sucesso na vivência deste aprendizado.
Profa. Leila Brito
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