Leila Brito

Leila Brito
Foto: Fernanda Senra

Leila Brito nasceu em Rio Acima-MG, num crepúsculo de janeiro matizado pela ave-maria. No Grupo Escolar Honorina Giannetti, o convívio feliz com D. Tilma, D. Liquinha, D. Nilza, e os primeiros passos na arte de cantar. No Ginásio Américo Giannetti, idealizado e fundado pelo saudoso pai músico-poeta-compositor-maestro Higesipo Brito (mais o tio João de Brito e dois amigos), a paixão pela poesia explodiu com o “Navio Negreiro” declamado nas aulas da Profa. Maria Therezinha Saad Bedran, motivando os versos da primeira composição musical. No Liceu Imaculada Conceição de Nova Lima, o sonho realizado de ser professora e enfeitar com música e poesia a vida dos alunos. Na PUC de Belo Horizonte, a graduação em Letras (1975), definindo os traços de um perfil profissional fadado à criação artística, que inaugura com a empresa Letra por Letra (1989) o seu esteio de sobrevivência (www.letraporletra.com.br). E na FAFICH-UFMG, a pós-graduação em Filosofia (2007), respondendo ao anseio de aprofundar e expandir conhecimentos.

A estréia da cantora, cujo trabalho é centrado na MPB, acontece aos 9 anos, com capela de trilha sonora de uma peça teatral das datas cívicas do mês de abril, apresentada no grupo escolar. Aos 11 anos, vence o primeiro concurso de canto, num parque de diversões de passagem pela cidade, interpretando Estúpido Cupido. Em 1979, vence I Festival da Cancão de Rio Acima, com quatro músicas de sua autoria, conquistando também o troféu de Melhor Intérprete. Em 1980, é premiada no I Festival da Canção de Nova Lima. Em 1987, vence concurso de canto promovido pelo Cabaré Mineiro. Em 1992, inicia carreira profissional em Belo Horizonte, com o show “A vez da minha voz”, cantando compositores brasileiros. Em 1993, participa do disco solo do compositor Eugênio Britto “Trilha Mineira”, interpretando a bela canção “Brincadeira”, sob direção de Renato Motta. Em 1998, apresenta dois grandes shows: “Leila – do Rock ao Samba” (em companhia do pai Higesipo Brito, do filho Arthur Rezende, do irmão Eugênio Britto e do sobrinho Kadu Vianna) e “Leila EnCanta Clara (Tributo a Clara Nunes)”. Em maio de 2007, apresenta o show “Leila Brito e Leopoldo Rezende”, com participação especial do cantor e compositor Kadu Vianna, e tendo como convidados o baterista Arthur Rezende e o baixista Aloísio Horta, em Noite de Autógrafos do livro “Mulher Sereia”, na cidade de Rio Acima-MG.

A estréia da poeta acontece nos primeiros festivais da canção de Rio Acima (1979) e Nova Lima (1980), como letrista de suas composições musicais. Definitivamente, se estabelece nas obras até aqui publicadas: O “Princípio é o Verso” – dividido com os irmãos-poetas Eugênio Britto e Ângela Brito, e os amigos Rosa Alves e Clóvis Soares (Lutador, 1989), “Mulher Sereia” (Letra por Letra, 2007), “O Zodíaco” (escrito em 1993), além de 1o livros de Memória e vários poemas, crônicas e ensaios publicados em jornais e folders. Em 2009, Leila realiza o sonho da criação do blog-site Chá.com Letras, para publicação autoral e finalidade educacional voltada para a pesquisa científica (Literatura, Filosofia e Artes) e Memória, com destaque para a presença da Música, Artes Plásticas, Teatro, Dança, Cinema e Fotografia em ilustrações e vídeos, com propósito educacional.

LEILA BRITO
Belo Horizonte, DEZ 2009