Áudio em Destaque (Higesipo Brito solando “Neneco”)
Higesipo Brito
apresentando-se no
Show Leila – do Rock ao Samba – 1998
Foto de Nino Andrés
Neste processo de publicação das memórias de Higesipo Brito, o Chá.com Letras passa a destacar algumas composições musicais do maestro, saxofonista, compositor e poeta, a saber: as valsas Deusa do Arco Íris (em homenagem à filha Stela Íris), composta em 16.10.1960; e O Lar, a Flor e o Vento (em homenagem à filha Leila Maria), composta em 05.02.1995; o Hino à Cidade de Rio Acima (homenagem à terra-mãe-adotiva e hino oficial da cidade), composto em 08.01.1977; e o chorinho Neneco (em homenagem ao filho Eugênio Augusto), composto em outubro de 1985.
Também destacará as composições musicais Choro Derradeiro, de seu filho Eugênio Britto, composta em homenagem ao Pai; e E assim se vai, de seu neto Gustavo Brito, onde o autor declama um poema composto em homenagem ao Avô.
Primeiramente, no espaço do Vídeo em Destaque (barra lateral à direita), o Chá.com Letras disponibiliza ao leitor o áudio do chorinho “Neneco” solado no sax, em estilo inconfundível, pelo próprio autor Higesipo Brito, sendo esta gravação uma das faixas do CD Trilha Mineira (1991) do premiado compositor, violonista, cantor e poeta Eugênio Britto – nome expressivo da Música Mineira.
NENECO
Letra e Música de Higesipo Augusto de Brito
Não sei porque
um dia-a-dia diferente
entrou na vida da gente
e então tudo mudou.
Uma enorme nostalgia senti
de viver assim distante
tão longe de onde eu nasci.
Se no presente
a gente sente sem cessar
que viver longe é duro
no futuro eu vou pensar.
Se numa boa
o tempo voa na canção
deixo o tempo passar
nas cordas do meu violão.
Se o poeta imaginasse a poesia
então talvez fosse vazia
e não diria tudo o que aconteceu.
De um amor que deixei
dos entes que sempre amei
dos meus amigos e fãs
de tudo enfim.
Os bons momentos vividos
guardo-os bem dentro de mim
para viver meus devaneios sem fim.
No fim do dia
pra matar tanta saudade
dou uma volta na cidade
e vou levando a vida assim.
Se eu não pegasse o meu violão
e se eu não cantasse como eu canto
esse meu canto então seria
uma falsa, uma fantasia
então não falaria
da saudade que me invade.
Em um momento
que em pensamento
eu entrevejo os entes
que eu não vejo
e no desejo de estar junto de verdade
pra matar tanta saudade
nesses versos vou cantando
esta canção.
LEILA BRITO
Belo Horizonte, 31 AGO 2013.
Referência do áudio:
Neneco – Higesipo Brito – CD Trilha Mineira – Faixa 5_LadoB- Eugênio Brito – Copyrigth 1991 by Eugênio Brito – Letra e Música Empreendimentos Culturais.
Produção de vídeo:
Leopoldo Rezende
Ilustração: Higesipo Brito – Foto de Nino Andrés – Show Leila – do Rock ao Samba, da cantora e compositora Leila Brito – 14.05.1998 – Teatro da Praça – Belo Horizonte-MG. Acervo de Leila Brito.
Lindo demais!!! Evoé sempre Leila!!!
Que lindo! Emocionei me lembrando dos vários natais ouvindo o sax dele. Música para os ouvidos e coração.
Cheguei de Montes Claros numa manhã de um sábado, em outubro de 1985, e quando fui me deitar para me refazer da viagem me deparei com uma poesia em cima do meu travesseiro com uma dedicatória do meu pai. Era a letra do chorinho Neneco. Mais tarde quando acordei ele veio até o meu quarto com o sax e tocou a melodia para que a conhecesse por completo e começasse a criar a harmonia para lhe acompanhar. Em 1991 eu a registraria no meu LP Trilha Mineira. O André Dequech, Dirceu Cheib e demais técnicos e músicos presentes na gravação ficaram encabulados com o sopro do nosso pai! Saudades…
Querida Leila,
Seu site é maravilhoso! Muito bem feito e comovente.
Linda homenagem a seu pai e a sua família. Tenho muito material sobre meu pai, que também era um artista. Odiava ser bancário, para poder sustentar nossa família, mas jamais deixou de exercer sua verdadeira paixão: ator e restaurador de relógios antigos! Não consegui ainda fazer meu site, ou um blog, para contar todas as histórias de papai, publicar suas fotos etc… Parabéns! Você conseguiu! Outra coisa comovente: também tenho uma prima, a Didi, que na mesma época teve paralisia infantil. Ela só se recuperou graças ao pai, irmão de papai. Tio Mário era um homem inteligentíssimo e de uma bondade extrema. Curou a filha da mesma maneira que você descreve, debruçado sobre ela dia e noite. Muitas emoções por hoje. Tenho muitos contos, um livro escrito há mais de 20 anos, para retomar… Agora em busca de trabalho. Enfim, uma batalha diária. Sérgio me falou sobre você e tem razão. Garota talentosa!!!Parabéns!!!! bjs Getúlia
Oi Getúlia!…
Valeu demais a sua mensagem, que se traduz em um incentivo especial para mim.
Fiquei encantada com a pessoa de seu Pai, que amante dos relógios, certamente, entendeu o Tempo tal qual ele deve ser assimilado.
Imagino que esteja falando do Sérgio Gonçalves – pessoa maravilhosa!
Volte sempre. Sua presença aqui é uma honra para mim.
Abração,
Leila
Gostaria de saber se é possível adquirir um CD com músicas sua e do Higesipo.
Sou filho de Silvio Leite Soares que fala muito sobre seu pai e algumas vezes tocou violino com êle.
Grato, Hamilton.
Caro Hamilton…
É um prazer ter você aqui no Chá.com Letras.
Alegria especial por saber que nossos pais fizeram música juntos.
Veja só… Infelizmente, o meu pai não deixou um CD gravado. Nem mesmo um LP.
Temos apenas este chorinho “Neneco”, de sua autoria, gravado no LP “Trilha Mineira” do meu irmão Eugênio Britto, que o repassou para um CD.
Felizmente, como este CD não foi produzido para venda, o Eugênio postou a gravação do nosso pai no Youtube. E você pode acessar o vídeo-áudio neste link: https://www.youtube.com/watch?v=H-Sayb3pRYI
Quanto a mim, da mesma forma que meu pai, não cheguei a gravar um disco (cantei profissionalmente por apenas 8 anos), mas gravei uma das músicas do Eugênio (“Brincadeira”) no mesmo LP “Trilha Mineira”, e o Eugênio também fez um áudio-vídeo dela. Assim, você pode me ouvir neste link, cantando “Brincadeira”: https://www.youtube.com/watch?v=BSYFhrAEVkQ
E me ver em cena no vídeo-síntese do Show Tributo a Clara Nunes – “Leila EnCanta Clara” – que fiz em 14.05.1998, neste link: https://www.youtube.com/watch?v=y0x97N5O4IA
Espero ter atendido a contento o seu pedido.
Volte sempre.
Abraço,
Leila