Homenagem às Mulheres [8 mar 2014]
A MULHER E A CONDIÇÃO FEMININA
LEILA BRITO
Mulher e Sexualidade
Porque sendo a Geratriz da Espécie Humana, e tal condição dotá-la de inequívoca predominância de valor existencial em relação ao Homem, a Mulher deve exigir o reconhecimento da sua supremacia de gênero…
E porque, no plano da reprodução humana, a função feminina se sobrepõe à masculina em termos de responsabilidade pela vida gerada, a Mulher deve exigir respeito à sua liberdade sexual…
E porque, no espaço da prática sexual, o livre arbítrio vale para os dois sexos, a Mulher deve impor que sua negativa seja naturalmente acolhida pelo Homem…
E ainda porque, no espaço de trabalho, o valor profissional independe de gênero, em funções análogas, a Mulher deve exigir a mesma remuneração do Homem…
Toda Mulher pode exigir igualdade sexual.
Mulher e Aborto
Porque sendo a Geratriz da Espécie Humana, e tal condição dotá-la de inequívoca responsabilidade existencial, a Mulher deve exigir respeito ao seu status de dona do próprio desejo de reproduzir…
E porque, dona desta vontade, a Mulher deve exigir uma lei asseguradora de igual respeito a um querer em sentido contrário…
E porque o livre arbítrio comporta decisão de foro íntimo, a Mulher deve impor a sua liberdade de escolha entre levar adiante, ou não, uma gravidez…
E ainda porque, assim sendo, a Mulher deve exigir respeito à sua posse do próprio corpo…
Toda Mulher pode decidir pela prática abortiva.
Mulher e Amor
Porque sendo a Geratriz da Espécie Humana, e tal condição dotá-la de inequívoca humanidade existencial, afeta ao amor maternal, a Mulher deve impor ao Homem o seu dever de sempre priorizar os filhos…
E porque dotada de amorosidade sensível, e por isso vulnerável ao sentimento, a Mulher deve fazer valer seu direito de amar, desde que seja verdadeiramente amada pelo Homem…
E porque é capaz de discernir sobre seus sentimentos, a Mulher deve exigir respeito às suas ações e decisões amorosas…
E ainda porque, dotada de fragilidade física, a Mulher deve denunciar e se proteger contra o Homem que a violentar emocional e fisicamente…
Toda Mulher pode decidir pela separação.
LEILA BRITO
Belo Horizonte, 7 mar 2014.
Referência:
BRITO, Leila. A mulher e a condição feminina. Chá.com Letras, 7 mar. 2014. Disponível em: <http://www.chacomletras.com.br/?p=3487>.
Ilustração:
1 – “Mulher Deitada – Opus II” – Bruno Steinbach Silva – Pintura em acrílica/tela – 100X160cm – Dezembro de 2012 – Parahyba – Brasil.
Faz-se oportuna a justificativa de Pepe Mujica – Presidente do Uruguai – para sancionar a lei favorável ao aborto naquele país:
“Aplicamos um princípio muito simples: reconhecer os fatos. Aborto é velho como o mundo, a mulher na sua solidão inevitavelmente tem de se enfrentar com este problema. Para nós, a legalização do aborto e os métodos de contracepção, o trabalho psicológico, significam uma maneira de perder menos. Aqui a mulher não vai diretamente a uma clínica para fazer aborto, isto era na época em que era clandestino. Passa pelo psicólogo, depois é bem atendida.” (PEPE MUJICA)
http://extra.globo.com/noticias/mundo/mujica-aplicamos-um-principio-simples-reconhecer-os-fatos-11827662.html#ixzz2vWIUb4IZ