Música do Nordeste (IV)
GERALDO AZEVEDO
Geraldo Azevedo (Petrolina, 11 de janeiro de 1945) é um compositor, cantor e violonista pernambucano. Autodidata, aos 12 anos de idade já tocava violão. Iniciou sua trajetória musical quando, aos 18 anos, mudou-se para Recife a fim de estudar. Lá conheceu Teca Calazans (cantora), Naná Vasconcelos (percussionista), Marcelo Melo e Toinho Alves, que faziam parte do grupo folclórico Construção, ao qual juntou-se.
Em 1967, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou com a cantora Eliana Pittman, e fundou o Quarteto Livre, que acompanhou o cantor Geraldo Vandré em diversas apresentações, até que, devido a problemas políticos com o Governo Militar, o grupo se dissolveu. Em 1968, a cantora Eliana Pittman gravou a sua composição Aquela Rosa.
No início da década de 1970, formou dupla com o também pernambucano Alceu Valença, em boa performance no Festival Universitário da TV Tupi. Participando com as composições 78 Rotações e Planetário, a dupla chamou a atenção da gravadora Copacabana. Assim, em 1972, Geraldo Azevedo é lançado no mercado fonográfico através do disco Alceu Valença & Geraldo Azevedo.
O compositor nordestino também é conhecido pelos seus incandescentes frevos (a dança de rua típica do carnaval pernambucano), sendo muitos dos seus shows encerrados de forma eletrizante, com as composições Tempo Tempero, Pega Fogo Coração, Tempo Folião etc. É esta mistura, aliada à sua impecável performance ao violão, que o tornou um dos mais conceituados músicos nordestinos.
Misturando harmonias sofisticadas da bossa nova com ritmos da música negra, alcançou seus maiores sucessos com Papagaio do Futuro (parceria com Alceu Valença), Caravana (tema da novela Gabriela), Juritis e Borboletas (tema da novela Saramandaia), Arraial dos Tucanos (da série Sítio do Picapau Amarelo), além de Barcarola do São Francisco (parceria com Carlos Fernando) e Canta Coração, gravada por Elba Ramalho. Em 1994, a Polygram lançou a coletânea de suas composições – Minha História.
Participou de alguns importantes projetos coletivos de discos como Asas da América I (1979) e Asas da América II (1980), Cantoria I (1984), Cantoria II (1988) e O Grande Encontro I (1996), e o Grande Encontro II (1997), além de fazer parte de várias coletâneas. Mesmo não estando na boca da mídia nem vendendo números astronômicos, Geraldo Azevedo firmou-se como um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira.
Bicho de Sete Cabeças
[Geraldo Azevedo]
Não dá pé não tem pé nem cabeça
não tem ninguém que mereça
não tem coração que esqueça
não tem jeito mesmo
não tem dó no peito
não tem nem talvez ter feito
que você me fez desapareça
cresça e desapareça.
Não tem dó no peito
não tem jeito
não tem coração que esqueça
não tem ninguém que mereça
não tem pé não tem cabeça
não dá pé não é direito
não foi nada, eu não fiz nada disso
e você fez um bicho de sete cabeças
bicho de sete cabeças
bicho de sete cabeças
bicho de sete cabeças.
(ambas estrofes ao mesmo tempo)
Não dá pé não tem pé nem cabeça
não tem coração que esqueça (não tem ninguém que mereça)
não tem jeito mesmo (não tem pé não tem cabeça)
não tem dó no peito (não dá pé não é direito)
não tem nem talvez ter feito (não foi nada)
que você me fez desapareça (eu não fiz nada disso e)
cresça e desapareça (você fez um)
bicho de sete cabeças,
bicho de sete cabeças
bicho de sete cabeças
bicho de sete cabeças.
Referências:
LETRAS.COM.BR. Biografia: Geraldo Azevedo. Disponível em: <http://www.letras.com.br/biografia/geraldo-azevedo>. Acesso em: 25 dez. 2011.
NORDESTE WEB. Biografia: Geraldo Azevedo. Disponível em: <http://www.nordesteweb.com/geraldo/ger_biografia.htm>. Acesso em: 25 dez. 2011.
Ilustração:
KNGINE MOVIES. Geraldo Azevedo. Disponível em: <www.movies.kngine.com>. Acesso em: 25 dez. 2011.
Vídeo:
AZEVEDO, Geraldo. Bicho de sete cabeças: DVD “Uma Geral do Azevedo”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=TgeF4V_NsbE>. Acesso em: 25 dez. 2011.
Amada Leila,
É um prazer viajar até a poesia e tomar um chá com tanto aroma!
Desejo um 2012 pleno de alegria, paz e bom humor sempre.
Saudades,
Diva