Vídeo em Destaque (Iza Freitas)
IZA FREITAS
Hoje, quando me pronunciei sobre a partida prematura da cronista e jornalista Iza Freitas, na proximidade afetiva com que ela me enlaçava à distância e sob o doloroso impacto da notícia, ao defini-la uma Pessoa Especial por se fazer além da medida do Humano do Ser surpreendente que foi, encontrei em Jorge Luis Borges, no seu filosofar sobre “A Imortalidade”, uma espécie de representação da sua força vital – um legado inigualável de superação e amor que, por transcender o lugar comum, é próprio daqueles que alcançaram, em vida, o sentido do Ser no mundo:
“É interessante assinalar que Sócrates, naquela tarde, enquanto discutia com seus amigos, não queria despedir-se de forma patética. […] Desejava conversar tranqüilamente; simplesmente, continuar conversando, continuar pensando. A questão da morte pessoal não o afetava. Sua ocupação, seu hábito era outro: discutir, discutir de maneira diferente. Por que ia beber a cicuta? Não havia nenhuma razão. Diz coisas curiosas: Orfeu devia transformar-se em um rouxinol; Agamenon, pastor de homens, em uma águia; Ulisses, estranhamente, no mais humilde e ignorado dos homens. Sócrates conversa, a morte o interrompe”.
Parafraseando Borges:Iza desejou escrever tranquilamente; simplesmente, continuar escrevendo, poetando. A questão da morte pessoal não a afetava. Sua ocupação, seu hábito era outro: expressar, expressar de maneira diferente. Ela escreve, a morte a interrompe, após breve enfermidade.
Mas sem levá-la de nós. Iza permanece VIVA em seu expressar luminoso: http://www.belinha.art.br/
No vídeo (ao lado) produzido e publicado por seu amigo Leandro Dalarte, Iza Freitas expressa, também em imagens, seu amor à vida e a força do seu talento, inteligência e sabedoria.
Com carinho e saudade…
LEILA BRITO
Belo Horizonte, 21 MAI 2011.
Referência:
BORGES, Jorge Luis. Cinco visões pessoais. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1985, p. 18.
Ilustração: Iza & Trinta Anos – foto de Iza Freitas. Disponível em: <http://www.vivanoivos.com.br/30anosdaiza/rsvp>
Vídeo: Izabela Freitas “Jornada dos Artistas”. Produção: Leandro Dalarte – Fotos: Iza Freitas.
A morte não existe para os que são grandes de alma.
Rosângela Rossi
De fato, Rosângela.
A Iza foi excepcional! O que se pode chamar de “ser humano sublime”. Planou sobre si mesma.
Abraço…
Leila
Pobres são nossas palavras pra tentar explicar a jornada da Iza nesta terra… Com certeza ela descobriu a sua chamada e estendeu seu destino por horizontes muito além da sua missão nesta vida… Para honrar tal existência nos resta seguir nos inspirando em suas conquistas, lições de vida, leveza de alma, sabedoria… e mto mais. Obrigada Leila querida, por compartilhar com a gente tamanha preciosidade!