Música do Nordeste (I)
ELOMAR FIGUEIRA MELLO
De formação musical erudita, Elomar estudou na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, onde também se formou em Arquitetura, na década de 1960. Depois que gravou seu primeiro disco …Das Barrancas do Rio Gavião, passou a dedicar-se mais à criação musical, fortemente marcada pela influência da tradição ibérico e árabe que a colonização portuguesa levou ao nordeste brasileiro. Boa parte dos textos musicais e obras de Elomar são escritos em linguagem dialetal sertaneza – título de linguagem atribuída por ele.
Com seu estilo típico de tocar violão, muitas vezes alterando a afinação do instrumento, Elomar criou fama entre o universo violeiro. Gravou em 1990 o festejado disco “Elomar em Concerto”, acompanhado pelo Quarteto Bessler-Reis. Avesso à exposição na mídia para divulgação do seu próprio trabalho, prefere a vida reclusa da fazenda, longe das grandes metrópoles, criando bodes como o que inspirou ao cartunista Henfil o personagem Francisco Orellana. Mesmo assim, algumas de suas composições ficaram relativamente famosas, como Clariô, O Violeiro, Arrumação e O Peão na Amarração.
Sobre a linguagem sernateza de Elomar, em 2003, a linguista e filóloga Darcilia Simões, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atestava que “a variante sertânica presente em autores como […] Elomar Figueira Mello (poesia-musical) [traz] uma contribuição lingüístico-cultural incomensurável”. Para a pesquisadora, muito embora “a obra elomariana não [tenha] sido ainda objeto de estudo vernacular, sua composição já [foi] estudada por historiadores, sociólogos e antropólogos. Todavia, talvez por desconhecimento da obra, os lingüistas ainda não se [pronunciaram] a respeito da produção do virtuoso compositor baiano”.
Juntando sua linguagem sertaneza ao seu inconfundível estilo musical de raro e criativo perfil medieval, em Arrumação, Elomar faz um protesto contra a exploração capitalista (o “ladrão” é o banco) do produtor de alimentos do Nordeste brasileiro.
ARRUMAÇÃO
[Elomar Figueira Mello]
Josefina sai cá fora e vem vê
Olha os fôrro ramiado vai chovê
Vai trimina ridusi toda a criação
Das banda de lá do rio Gavião
Chiquêra prá cá já ronca o truvão
Futuca a tuia, pega o catadô
Vamo plantá feijão no pó
Mãe Purdença inda num culheu o ái
O aí rôxo essa lavora tardã
Diligença pega panicum balai
Vai cum tua irmã, vai num pulo só
Vai culhê o ái, ái de tua avó
Futuca a tuia, pega o catadô
Vamo plantá feijão no pó
Lua nova sussarana vai passá
“Sêda branca” na passada ela levô
ponta d’unha lua fina risca no céu
A onça prisunha a cara do réu
O pai di chiquêro a gata comeu
Foi um truvejo c’ua zagaia só
Foi tanto sangue de dá dó
Os ciganos já subiro bêra ri
É só danos todo ano nunca vi
Paciência já num guento a pirsiguição
Já só um caco véi nesse meu sertão
Tudo qui juntei foi só prá ladrão
Futuca a tuia, pega o catadô
Vamo plantá feijão no pó.
Elomar marca sua presença em palcos por todo o país, como menestrel, com orquestras, quintetos, quartetos e outras formações sinfônicas. Fez apresentações na Martinica e na Alemanha. Já recebeu diversos convites para apresentações na França, Inglaterra e Portugal, rejeitando a todos por considerar insignificantes as propostas e os cachês.
Sua vasta produção como compositor, além das canções mais conhecidas, inclui galopes estradeios, canções de alta influência regional, além de óperas e autos já registradas em partituras, ainda não gravadas.
Referências:
DICIONÁRIO CRAVO ALBIN DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. Elomar: Elomar Figueira Mello – 21/12/1937 – Vitória da Conquista-BA. Disponível em: < http://www.dicionariompb.com.br/elomar/dados-artisticos>. Acesso em: 25 dez. 2011.
MELLO. Elomar Figueira. Arrumação. Vídeo disponível em: < <http://video.google.com/videoplay?docid=-6078490764365792313> . Acesso em: 25 dez. 2011.
SIMÕES, Darcilia Marindir Pinto. Parcela da língua sertaneza
de Elomar Figueira de Melo. Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: < http://www.filologia.org.br/vicnlf/anais/parcela.html > . Acesso em: 25 dez. 2011.
WIKIPÉDIA. disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/elomar_figueira_mello>. acesso em: 25 dez. 2011.
Ilustração:
Foto do CD Poeta do Sertão. Disponível em: <http://www.ufmg.br/online/arquivos/020999.shtml>. Acesso em: 25 dez. 2011.
Vídeo:
MELO, Elomar Figueira. Arrumação: Elomar ensaio. Disponível em: <http://video.google.com/videoplay?docid=-6078490764365792313>. Acesso em: 25 dez. 2011.
Linda reportagem. Essa música eu já conhecia do programa, Arrumação da Tv Cultura. Você tem razão; a cultura Nordestina é muito rica. Riqueza de cores, de sons, de sabores e muito mais.
Grande Elomar, ícone da música cultural brasileira, da música da terra, daquela que, quanto mais regional mais internacional se torna. Digno de figurar ao lado de uma Mercedes Sosa, a voz das Américas.
Onde foi parar o comentário que fiz ontem?
Caro José Carlos…
Desculpe a demora em aprovar seu comentário. Ocorre que, para evitar a publicação de comentários indevidos, eu optei pela leitura antes da aprovação, e ontem eu estava viajando.
Somente hoje e agora venho ao PC.
Obrigada pela participação. Volte sempre.
Abraço,
Leila
Conheci a música de Elomar na década de 1990 e nunca mais parei de ouvi-lo. Sou nordestino assim como ele, apaixonado pelo meu País Nordeste. Ouvindo Elomar é como se entrasse em transe e não consigo sequer controlar as lágrimas, pois sua música me transforma.
Que ele tenha vida longa para contar ao mundo nossa história.