Mulher, mujer, femme, donna, woman, frau, γοργόνα…
mulher vrouw إمرأة [مرميد]
mujer 女性の sereia
femme 妇女 mermaid
woman женщина 美人鱼
frau 婦女 γοργόνα sirena
γυναίκα fraunixe 美人魚
donna 여자 인어 sirène
na água mesma do mar
atlântico índico pacífico
negro vermelho morto
báltico mediterrâneo
libertas quæ sera tamen.
LEILA BRITO
Ilustração:
Afrodite
Pintura de autor desconhecido desta escritora.
Referência:
BRITO, Leila. Mulher Sereia. Belo Horizonte: LetraporLetra, 2007.
Atualmente a mulher alcança mais espaço nas sociedades do mundo, dividindo a sua vida profissional com as tarefas impostas pela sua própria família.
Muitos homens e diversas culturas não têm a evolução moral suficiente para enxergar nas mulheres o que eles realmente são. Usam a superioridade física na tentativa de anular a influência das mulheres na suas vidas.
Assim eles perdem o que a mulher tem de melhor, perdem a ajuda que a sensibilidade feminina poderia colocar nas suas decisões, perdem oportunidades de enxergar as coisas por outros ângulos, pois a mulher é diferente, e não inferior.
A incapacidade de aceitar outros pontos de vista aliada à força física provoca uma porção de dores ao nosso planeta, às nossas mulheres e às nossas crianças. Homens e mulheres juntos poderiam crescer dez vezes mais, formando uma aliança sólida e com alto poder de criatividade, ajudando a curar as dores do mundo!
Enquanto muitas culturas escravizarem as mulheres e enquanto a nossa cultura fechar os olhos para a violência contra o sexo feminino, o mundo vai continuar assim.
O aumento da importância do papel da mulher na sociedade atual é um fato incontestável e prova de que as coisas hoje são muito melhores do que no nosso passado recente.
Haverá um dia em que todos serão iguais perante a sociedade. O dia da mulher deverá ser uma comemoração da sensibilidade e da beleza feminina, da capacidade de amar incondicionalmente os filhos, da capacidade de comunicar-se e sentir o mundo de um modo totalmente diferente dos homens.
E não algo para lembrar-nos da igualdade dos direitos de alguém que sempre deveria ter os mesmos direitos.
abraços,
Marilda Oliveira
Oi Leila!
Embora questione essas datas fabricadas, reconheço que nos levam a refletir.
E você, com a sua Poesia, provoca.
Hoje, diante de “tanta mulher e tanta água”, concluo: Mulher e Mar – dois mistérios insondáveis e perturbadores.
Um abraço!