Vídeo em Destaque
FLORENÇA – ITÁLIA
Considerada o berço do Renascimento italiano, Florença é uma das cidades mais belas do mundo. Tornou-se célebre, também, por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor da Divina Comédia – um marco da literatura universal que influenciou a língua italiana moderna. Nesse poema, Dante descreve a cidade de Florença em muitas passagens, assim como alguns de seus contemporâneos florentinos célebres, transformados em personagens da obra.
Outro importante filho de Florença é o grande filósofo Niccolò Machiavelli, criador da Filosofia Política, cujo corpo está sepultado na Basílica Santa Croce. Também é florentino Cimabue – o último grande pintor italiano a seguir a tradição bizantina, também responsável pela “descoberta” do pintor e escultor Giotto.
Túmulo de Maquiavel – Basílica Santa Croce
Originada num antigo povoado etrusco, a cidade foi governada pela família Médici desde o início do século XV até meados do século XVIII, e teve como primeiro líder “Cosme, o Velho”, que chegou ao poder em 1437, e foi protetor dos judeus na cidade, iniciando uma longa relação dos Médici’s com a comunidade judaica.
A Duomo di Firenze – Cathedral Santa Maria del Fiore – é considerada uma das mais belas da Europa. Destacam-se, ainda, na cidade, outras belíssimas catedrais de épocas e estilos diferentes. Florença também é cenário de obras de artistas do Renascimento como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Giotto, Botticelli, Rafael Sanzio e Donatello.
LEILA BRITO
Belo Horizonte, 27 JUN 2011.
Referências:
WIKIPEDIA. Florença. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Floren%C3%A7a> . Acesso em: 27 jun. 2011.
Ilustração:
1 – Vista de Florença – em destaque a Duomo di Firenze – Cathedral Santa Maria del Fiore. Foto de autor desconhecido desta escritora. Disponível em: <http://mahenfrance.blogspot.com/2011/05/florenca.html>. Acesso em: 27 jun. 2011.
2 – Túmulo de Maquiavel. Foto de autor desconhecido desta escritora. Disponível em: <http://primeiroensinomedio.blogspot.com/2009/06/aula-de-filosofia-nicolau-maquiavel.html>. Acesso em: 27 jun. 2011.
Últimos Comentários