HANNAH ARENDT – Verdade e Política: fato versus opinião versus mentira no plano do domínio público (Parte II)

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1 Comentário

  1. No final de sua vida, como ela estava escrevendo os ensaios que reuniu no primeiro volume (“Thinking”) de sua trilogia incompleta The Life of the Mind, Arendt considerou as implicações para a ação implícita na descrição de Sócrates de pensar como um diálogo entre eu e eu mesmo.
    Nós seres humanos somos quando estamos pensando um “dois em um” do diálogo interno e, como tal, devem abster-se de agir de uma maneira que tornaria impossível para nós vivermos com os nossos outros internos. Não faça o que você não poderia viver consigo mesmo se você fez.
    Ela chamava isso de moralidade de acordo com o “padrão de si”, não de acordo com as regras preformulated oferecido por qualquer sistema moral-a Dez Mandamentos, por exemplo, ou um imperativo categórico.
    O “padrão de si” é, por assim dizer, um padrão pelo qual julgar quaisquer regras ou imperativos: “Não matarás” é julgado quando você decidir se você pode conviver com você mesmo se você não deixar de matar essa pessoa (ou abster-se de defender uma política assassina contra um povo).
    A norma de si mesmo é, no microcosmo do auto, o padrão que leva à recusa cosmopolita, que podemos enquadrar aqui, incluindo a recusa em negar qualquer das condições em que é possível realizar um diálogo questionamento interior e agir de acordo com a resposta ou conduta de um diálogo com outra pessoa com quem você está um “você e eu juntos”, ou, em última instância, com qualquer outra pessoa no “nós “da humanidade. Podemos viver todos juntos de compartilhamento da terra, se fizermos a este ato, ou se não abster-se deste ato.
    Grata Leila… por dar-me a oportunidade de conhecer as ilustres e mágicas palavras de Hannah Arendt.

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