Hannah Arendt – Verdade e Política: fato versus opinião versus mentira no plano do domínio público (Parte I)

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1 Comentário

  1. Ler,estudar Hannah Arendt é gratificante.

    Em Origins, Arendt tinha seguido a ramificação do problema nos imperialismos estrangeiros do século 19 estados-nação europeus, contrastando Grã-Bretanha, que se tornaram fascistas ou totalitários do século 20, com a Alemanha, o que fez estes empreendedores imperialistas da burguesia capitalista em ascensão, financiado com investimentos estaduais e sustentada por estruturas legais do Estado, tinha removido indesejados “supérfluo” povos declasse – Arendt chamou de “máfia”, a partir de solo europeu para torná-los agentes implacáveis do capitalismo estrangeiro, que foi dedicado ao crescimento, sem limites, e sem fim infundido com visões de pessoas superiores… controlando as pessoas inferiores…

    Um crime contra a humanidade, Hannah Arendt argumentou, indo além das estipulações e definições legais oferecidos pela Carta de 1948, Declaração Universal dos Direitos Humanos “, ultrapassa e quebra todas e quaisquer sistemas jurídicos” (Arendt / Jaspers, 1992, 54).
    O estado divide o sistema jurídico que a constituiu como um estado, tornando aqueles que tem atacado bem como (eventualmente) os seus próprios cidadãos sem uma política de vida sem uma comunidade humana. Se entendermos como Arendt, que analisou o ser humano significa o exercício de capacidades e estar envolvido em atividades que produzem e sustentam a vida política, então não só os que são feitos sem pátria, mas em última análise, aqueles que, pego em suas próprias armadilhas, fazem os outros apátridas, são cortados fora de sua humanidade, o ser humano. Isto é o que Arendt tinha constatado. Identificando o totalitarismo como uma nova forma de governo que tem como consequência a eliminação política.
    Mas ela também argumentava que o uso de armas atômicas é uma nova forma de guerra que pode eliminar a vida política para a direita junto com a vida. Crimes contra a humanidade são crimes contra a possibilidade e a promessa da política, contra a condição humana fundamental de pluralidade. Como Arendt escreveu a Karl Jaspers, «o homem não vai matar outros seres humanos individuais, por razões humanas, mas […] uma tentativa organizada foi feito para erradicar o conceito de ser humano” (Arendt / Jaspers, 1992; 69

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