Vídeo da Semana
Ary Barroso – Ubá-MG (1903-1964)
Ilustrando, com o merecido requinte, o poema Terra Nação, do poeta e músico-violonista-compositor Eugênio Britto, apresento, no espaço de vídeo deste blog (à direita), a mais bela canção brasileira de todos os tempos – AQUARELA DO BRASIL, do mestre Ary Barroso, arranjada e executada pelo Perpetuum Jazille – grupo de jazz e música popular eslovênio, e pelo BR6 – grupo vocal brasileiro, sediado no Rio de Janeiro, e formado por Crismarie Hackenberg (mezzo), Deco Fiori (tenor), Marcelo Caldi (tenor), André Protasio (barítono), Simô (baixo) e Naife Simões (Percussão Vocal).
Ary Barroso é autor de centenas de composições em estilos variados, como choro, xote, marcha, foxtrote e samba. Entre outras canções, compôs Tabuleiro da Baiana (1937) e Os Quindins de Yayá (1941), Boneca de Piche etc. Durante as décadas de 1940 e 1950 compôs vários dos sucessos consagrados por Carmem Miranda no cinema. Ao compor Aquarela do Brasil inaugurou o gênero samba-exaltação. O sucesso só aconteceu após sua inclusão no filme de animação Saludos Amigos, lançado em 1942, pelo Studio Disney. Foi a partir de então, que a canção ganhou reconhecimento não só nacional como internacional, tendo se tornado a primeira canção brasileira com mais de um milhão de execuções nas rádios estadunidenses. Assim, Aquarela do Brasil passou de simples canção a símbolo nacional brasileiro.
Agradeço ao amigo Professor de História e blogueiro Ricardo Moura Faria (Boletim Mineiro de História: <http://boletimmineirodehistoria.blogspot.com/>), pela colaboração com este post, enviando-me tão preciosa indicação de vídeo.
Senhoras e Senhores, Aquarela do Brasil!
LEILA BRITO
Belo Horizonte, 23 maio 2010
Ilustração:
Autoria das fotos desconhecida desta escritora.
Ora…. obrigado pela publicidade do Boletim..rssss.
Mas é emocionante ouvir este vídeo, não é?
Esta música toca mto fundo mesmo amiga, principalmente pra quem vive fora do Brasil, acredito eu. Mto obrigada, de coração, por este “treat”, e por complementá-lo com o lado histórico. VALEU! E parabéns pelo lindo trabalho deste website! “Please”, siga nos encantando com seu lado artístico e compartilhando seus conhecimentos literários.
Saudosos abraços,
Cléo
Linda, linda lembrança patriótica, é sempre bom lembrarmos do que temos de bom, como esse
grande compositor!
Realmente, bem alegre!
Abraços verdes e amarelos.